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    You are at:Home»Administração»PROJETO ESCOLA PARQUE
    Administração

    PROJETO ESCOLA PARQUE

    datasBy datas20 de January de 2023Updated:20 de January de 2023No Comments7 Mins Read
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    A Escola Integrada é um programa desenvolvido pela Prefeitura
    Municipal de Datas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que
    possibilita a ampliação da jornada escolar. Esse programa parte da
    concepção de inteligências múltiplas e do compromisso da gestão
    2021/2024 em efetivar-se enquanto tal, assumindo o compromisso de
    desenvolver um projeto educativo amplo que contemple a educação
    formal, informal e não formal, fortalecendo os valores e as práticas
    democráticas e cidadãs como o respeito, a tolerância, a participação e o
    interesse pela coisa pública.
    O Programa Escola Integrada foi contextualizado no propósito de
    construção de uma educação de qualidade pautada na diversidade, de
    forma que contribua para a redução das diferenças de oportunidades
    entre os alunos, por meio do acesso às inúmeras linguagens, capacidades,
    conhecimentos e habilidades presentes nos vários contextos socioculturais.
    Para isso, o presente programa se alicerçou nos princípios da educação
    integral, ampliação da jornada escolar, e também na ensinamentos e
    experimentos de Anísio Teixeira com a Escola-Parque, um ambicioso
    projeto de reformulação do ensino da Bahia, que previa a construção de
    centros populares de educação em todo o estado para crianças,
    adolescentes e jovens. O objetivo era fornecer a esse público uma educação
    integral, cuidando da sua alimentação, higiene, socialização e preparação
    para o trabalho e cidadania.
    O presente projeto será ofertado no contra turno para os alunos
    matriculados na rede de ensino do município de Datas. As aulas ofertadas
    comporão a parte diversificada do currículo da escolas municipais e serão
    de matrículas facultativas. As disciplinas diversificadas serão ofertadas de
    acordo com a necessidade das escolas e dos eixos de formação apontados
    pelas mesmas, segundo as competências gerais da Base Nacional
    Curricular Comum, a saber:

    1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
      mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
      continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade
      justa, democrática e inclusiva;
    2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
      ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
      imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
      hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
      tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas;
    3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das
      locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
      produção artístico-cultural;
    4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como
      Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como
      conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
      expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
      diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento
      mútuo;
    5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
      comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
      práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
      disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e
      exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva;
    6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se
      de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
      próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
      cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
      crítica e responsabilidade;
    7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para
      formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
      DDIIAASS MMEELLHHOORREESS PPAARRAA NNOOSSSSAA EEDDUUCCAAÇÇÃÃOO..
      que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência
      socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global,
      com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e
      do planeta;
    8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
      compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e
      as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas;
    9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
      fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos
      humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de
      grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
      preconceitos de qualquer natureza;
    10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
      flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em
      princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
      Na Escola Integrada será montada uma sala de recursos, destinada ao
      processo formativo de alunos portadores de necessidades especiais,
      buscando a articulação de vários serviços, entidades, espaços e instituições
      presentes na cidade, refletindo a educação para além dos muros da escola
      para a construção de redes de formação dos munícipes.
      A Escola Integrada insere em sua matriz curricular atividades
      organizadas pela escola em um novo espaço, construído na sede do
      munícipio, segundo endereço da Escola Municipal Professora Vicentina
      Gomes Ribeiro de Ávila, que conta com espaços internos e externos
      disponíveis para toda a comunidade.

      DDIIAASS MMEELLHHOORREESS PPAARRAA NNOOSSSSAA EEDDUUCCAAÇÇÃÃOO..
      ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
      A Escola Integrada Professora Vicentina Gomes Ribeiro Ávila deve ser
      compreendida a partir da concepção de novas formas e novos espaços
      educacionais, com funções educativas que vão muito além das suas
      tradicionais tarefas econômicas, sociais e políticas.

      Nesse sentido, procura-se, a partir dessa escola, fortalecer os
      pressupostos da escola concebida como um conjunto que dá unidade e
      sentido ao sistema humano, social e cultural, que media significados e rege
      os padrões de comportamento de seus cidadãos na construção da
      sociedade.
      Nesse interim, a sociedade apresenta uma capacidade e potência educativa
      exercida por meio da educação formal e informal que não pode ser
      desconsiderada pela escola, que no viés da educação libertadora,
      vislumbra a possibilidade do redimensionamento do Tempo e do Espaço
      educativo.
      Dessa forma, é preciso conceituar o Tempo, que nesta perspectiva
      educacional não se refere somente ao tempo destinado à educação formal
      ou à ampliação da jornada escolar, mas às múltiplas possibilidades
      educativas no contexto da sociedade.
      Por sua vez, o conceito Espaço deve ser compreendido para muito
      além das dependências da escola, mas com todos os lugares da sociedade
      que podem ser potencializados como espaços educativos. A matriz
      curricular da Escola Integrada será construído pela Secretaria Municipal
      de Educação, com o apoio do serviço de inspeção da Secretaria Estadual de
      Educação. As atividades, organizadas no contra-turno, contemplaram as
      diferentes áreas do conhecimento, realizadas por monitores, oficineiros e
      professores contratados pela Secretaria Municipal de Educação.
      A Escola Integrada deve promover a articulação e participação da
      família no processo formativo para fortalecimento dessa proposta
      educacional na vida e realidade da comunidade e a construção do seu
      projeto político pedagógico deve ser construído por todos os sujeitos
      envolvidos nas práticas de ensino/aprendizado dessa escola.
      A previsão de início da Escola Integrada é o primeiro semestre de
      2023 que nesse interstício de tempo propõem a ofertar as seguintes
      disciplinas e atendimentos:
      Robótica: Que é um projeto educacional cujo o objetivo principal
      utilizar a robótica como ferramenta de ensino e como recurso para
      fomentar a aprendizagem dos conteúdos curriculares com o intuito de
      estimular a criatividade, a experimentação, a criticidade, a matemática,
      a análise sistêmica e a inclusão de tecnologia digital com vistas a
      inovação dos métodos de ensino.
      Artes visuais como formas de expressão criadas pelo ser humano por
      meio do manuseio de diversos tipos de materiais, principalmente telas e
      tintas, instrumentos capazes de materializar imagens e formas, reais ou
      imaginárias, de acordo com a vontade do artista.
      Teatro como prática de ensino voltada para o desenvolvimento da
      linguagem em suas diversas expressões: corporal, a respiração, a fala,
      leitura e outros.
      Dança: Conteúdo curricular que media possibilidades de levar os alunos
      a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da
      emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos,
      movimentos livres.
      Educação Musical: concebida como processo de ensino que possibilita a
      transmissão de cultura e o desenvolvimento das potencialidades dos
      alunos, auxiliando-os no desenvolvimento de novas competências e
      teorias musicais, que possa contribuir para uma nova familiarização
      com esse tipo de ensino, oportunizando aos educandos momentos de
      atividades práticas culturais de suma importância para formação social.
      Sala de Recursos Multifuncionais: Esse espaço fixo e constante na
      Escola Integrada permitirá a realização do Atendimento Educacional
      Especializado (AEE). Nelas, educadoras e educadores com formações
      especializadas atuam como importantes mediadores entre o estudante
      público-alvo da Educação Especial, seus familiares e os professores da
      sala de aula comum e as diferentes formas de conhecimento em um
      espaço lúdico educacional.

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    Município de Datas
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    Formação Administrativa:
    Distrito criado com a denominação de Espírito Santo das Datas, pela lei provincial nº 1357, de 06-11-1866, e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Diamantina.
    Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Espírito Santo das Datas, figura no município de Diamantina.

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    Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Espírito Santo das Datas, passou a denominar-se simplesmente Datas.
    Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Datas figura no município de Diamantina.
    Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.
    Elevado à categoria de município com a denominação de Datas, Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Diamantina. Sede no antigo distrito de Datas. Constiuído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.
    Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

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