A Escola Integrada é um programa desenvolvido pela Prefeitura
Municipal de Datas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que
possibilita a ampliação da jornada escolar. Esse programa parte da
concepção de inteligências múltiplas e do compromisso da gestão
2021/2024 em efetivar-se enquanto tal, assumindo o compromisso de
desenvolver um projeto educativo amplo que contemple a educação
formal, informal e não formal, fortalecendo os valores e as práticas
democráticas e cidadãs como o respeito, a tolerância, a participação e o
interesse pela coisa pública.
O Programa Escola Integrada foi contextualizado no propósito de
construção de uma educação de qualidade pautada na diversidade, de
forma que contribua para a redução das diferenças de oportunidades
entre os alunos, por meio do acesso às inúmeras linguagens, capacidades,
conhecimentos e habilidades presentes nos vários contextos socioculturais.
Para isso, o presente programa se alicerçou nos princípios da educação
integral, ampliação da jornada escolar, e também na ensinamentos e
experimentos de Anísio Teixeira com a Escola-Parque, um ambicioso
projeto de reformulação do ensino da Bahia, que previa a construção de
centros populares de educação em todo o estado para crianças,
adolescentes e jovens. O objetivo era fornecer a esse público uma educação
integral, cuidando da sua alimentação, higiene, socialização e preparação
para o trabalho e cidadania.
O presente projeto será ofertado no contra turno para os alunos
matriculados na rede de ensino do município de Datas. As aulas ofertadas
comporão a parte diversificada do currículo da escolas municipais e serão
de matrículas facultativas. As disciplinas diversificadas serão ofertadas de
acordo com a necessidade das escolas e dos eixos de formação apontados
pelas mesmas, segundo as competências gerais da Base Nacional
Curricular Comum, a saber:
- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade
justa, democrática e inclusiva; - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas; - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das
locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
produção artístico-cultural; - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como
Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como
conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento
mútuo; - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e
exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva; - Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se
de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade; - Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para
formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
DDIIAASS MMEELLHHOORREESS PPAARRAA NNOOSSSSAA EEDDUUCCAAÇÇÃÃOO..
que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global,
com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e
do planeta; - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e
as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas; - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos
humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de
grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza; - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em
princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Na Escola Integrada será montada uma sala de recursos, destinada ao
processo formativo de alunos portadores de necessidades especiais,
buscando a articulação de vários serviços, entidades, espaços e instituições
presentes na cidade, refletindo a educação para além dos muros da escola
para a construção de redes de formação dos munícipes.
A Escola Integrada insere em sua matriz curricular atividades
organizadas pela escola em um novo espaço, construído na sede do
munícipio, segundo endereço da Escola Municipal Professora Vicentina
Gomes Ribeiro de Ávila, que conta com espaços internos e externos
disponíveis para toda a comunidade.
DDIIAASS MMEELLHHOORREESS PPAARRAA NNOOSSSSAA EEDDUUCCAAÇÇÃÃOO..
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
A Escola Integrada Professora Vicentina Gomes Ribeiro Ávila deve ser
compreendida a partir da concepção de novas formas e novos espaços
educacionais, com funções educativas que vão muito além das suas
tradicionais tarefas econômicas, sociais e políticas.
Nesse sentido, procura-se, a partir dessa escola, fortalecer os
pressupostos da escola concebida como um conjunto que dá unidade e
sentido ao sistema humano, social e cultural, que media significados e rege
os padrões de comportamento de seus cidadãos na construção da
sociedade.
Nesse interim, a sociedade apresenta uma capacidade e potência educativa
exercida por meio da educação formal e informal que não pode ser
desconsiderada pela escola, que no viés da educação libertadora,
vislumbra a possibilidade do redimensionamento do Tempo e do Espaço
educativo.
Dessa forma, é preciso conceituar o Tempo, que nesta perspectiva
educacional não se refere somente ao tempo destinado à educação formal
ou à ampliação da jornada escolar, mas às múltiplas possibilidades
educativas no contexto da sociedade.
Por sua vez, o conceito Espaço deve ser compreendido para muito
além das dependências da escola, mas com todos os lugares da sociedade
que podem ser potencializados como espaços educativos. A matriz
curricular da Escola Integrada será construído pela Secretaria Municipal
de Educação, com o apoio do serviço de inspeção da Secretaria Estadual de
Educação. As atividades, organizadas no contra-turno, contemplaram as
diferentes áreas do conhecimento, realizadas por monitores, oficineiros e
professores contratados pela Secretaria Municipal de Educação.
A Escola Integrada deve promover a articulação e participação da
família no processo formativo para fortalecimento dessa proposta
educacional na vida e realidade da comunidade e a construção do seu
projeto político pedagógico deve ser construído por todos os sujeitos
envolvidos nas práticas de ensino/aprendizado dessa escola.
A previsão de início da Escola Integrada é o primeiro semestre de
2023 que nesse interstício de tempo propõem a ofertar as seguintes
disciplinas e atendimentos:
Robótica: Que é um projeto educacional cujo o objetivo principal
utilizar a robótica como ferramenta de ensino e como recurso para
fomentar a aprendizagem dos conteúdos curriculares com o intuito de
estimular a criatividade, a experimentação, a criticidade, a matemática,
a análise sistêmica e a inclusão de tecnologia digital com vistas a
inovação dos métodos de ensino.
Artes visuais como formas de expressão criadas pelo ser humano por
meio do manuseio de diversos tipos de materiais, principalmente telas e
tintas, instrumentos capazes de materializar imagens e formas, reais ou
imaginárias, de acordo com a vontade do artista.
Teatro como prática de ensino voltada para o desenvolvimento da
linguagem em suas diversas expressões: corporal, a respiração, a fala,
leitura e outros.
Dança: Conteúdo curricular que media possibilidades de levar os alunos
a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da
emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos,
movimentos livres.
Educação Musical: concebida como processo de ensino que possibilita a
transmissão de cultura e o desenvolvimento das potencialidades dos
alunos, auxiliando-os no desenvolvimento de novas competências e
teorias musicais, que possa contribuir para uma nova familiarização
com esse tipo de ensino, oportunizando aos educandos momentos de
atividades práticas culturais de suma importância para formação social.
Sala de Recursos Multifuncionais: Esse espaço fixo e constante na
Escola Integrada permitirá a realização do Atendimento Educacional
Especializado (AEE). Nelas, educadoras e educadores com formações
especializadas atuam como importantes mediadores entre o estudante
público-alvo da Educação Especial, seus familiares e os professores da
sala de aula comum e as diferentes formas de conhecimento em um
espaço lúdico educacional.