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A Escola Integrada é um programa desenvolvido pela Prefeitura
Municipal de Datas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que
possibilita a ampliação da jornada escolar. Esse programa parte da
concepção de inteligências múltiplas e do compromisso da gestão
2021/2024 em efetivar-se enquanto tal, assumindo o compromisso de
desenvolver um projeto educativo amplo que contemple a educação
formal, informal e não formal, fortalecendo os valores e as práticas
democráticas e cidadãs como o respeito, a tolerância, a participação e o
interesse pela coisa pública.
O Programa Escola Integrada foi contextualizado no propósito de
construção de uma educação de qualidade pautada na diversidade, de
forma que contribua para a redução das diferenças de oportunidades
entre os alunos, por meio do acesso às inúmeras linguagens, capacidades,
conhecimentos e habilidades presentes nos vários contextos socioculturais.
Para isso, o presente programa se alicerçou nos princípios da educação
integral, ampliação da jornada escolar, e também na ensinamentos e
experimentos de Anísio Teixeira com a Escola-Parque, um ambicioso
projeto de reformulação do ensino da Bahia, que previa a construção de
centros populares de educação em todo o estado para crianças,
adolescentes e jovens. O objetivo era fornecer a esse público uma educação
integral, cuidando da sua alimentação, higiene, socialização e preparação
para o trabalho e cidadania.
O presente projeto será ofertado no contra turno para os alunos
matriculados na rede de ensino do município de Datas. As aulas ofertadas
comporão a parte diversificada do currículo da escolas municipais e serão
de matrículas facultativas. As disciplinas diversificadas serão ofertadas de
acordo com a necessidade das escolas e dos eixos de formação apontados
pelas mesmas, segundo as competências gerais da Base Nacional
Curricular Comum, a saber:

  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
    mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
    continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade
    justa, democrática e inclusiva;
  2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
    ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
    imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
    hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
    tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas;
  3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das
    locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
    produção artístico-cultural;
  4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como
    Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como
    conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
    expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
    diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento
    mútuo;
  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
    comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
    práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
    disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e
    exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva;
  6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se
    de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
    próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
    cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
    crítica e responsabilidade;
  7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para
    formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
    DDIIAASS MMEELLHHOORREESS PPAARRAA NNOOSSSSAA EEDDUUCCAAÇÇÃÃOO..
    que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência
    socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global,
    com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e
    do planeta;
  8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
    compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e
    as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas;
  9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
    fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos
    humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de
    grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
    preconceitos de qualquer natureza;
  10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
    flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em
    princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
    Na Escola Integrada será montada uma sala de recursos, destinada ao
    processo formativo de alunos portadores de necessidades especiais,
    buscando a articulação de vários serviços, entidades, espaços e instituições
    presentes na cidade, refletindo a educação para além dos muros da escola
    para a construção de redes de formação dos munícipes.
    A Escola Integrada insere em sua matriz curricular atividades
    organizadas pela escola em um novo espaço, construído na sede do
    munícipio, segundo endereço da Escola Municipal Professora Vicentina
    Gomes Ribeiro de Ávila, que conta com espaços internos e externos
    disponíveis para toda a comunidade.

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    ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
    A Escola Integrada Professora Vicentina Gomes Ribeiro Ávila deve ser
    compreendida a partir da concepção de novas formas e novos espaços
    educacionais, com funções educativas que vão muito além das suas
    tradicionais tarefas econômicas, sociais e políticas.

    Nesse sentido, procura-se, a partir dessa escola, fortalecer os
    pressupostos da escola concebida como um conjunto que dá unidade e
    sentido ao sistema humano, social e cultural, que media significados e rege
    os padrões de comportamento de seus cidadãos na construção da
    sociedade.
    Nesse interim, a sociedade apresenta uma capacidade e potência educativa
    exercida por meio da educação formal e informal que não pode ser
    desconsiderada pela escola, que no viés da educação libertadora,
    vislumbra a possibilidade do redimensionamento do Tempo e do Espaço
    educativo.
    Dessa forma, é preciso conceituar o Tempo, que nesta perspectiva
    educacional não se refere somente ao tempo destinado à educação formal
    ou à ampliação da jornada escolar, mas às múltiplas possibilidades
    educativas no contexto da sociedade.
    Por sua vez, o conceito Espaço deve ser compreendido para muito
    além das dependências da escola, mas com todos os lugares da sociedade
    que podem ser potencializados como espaços educativos. A matriz
    curricular da Escola Integrada será construído pela Secretaria Municipal
    de Educação, com o apoio do serviço de inspeção da Secretaria Estadual de
    Educação. As atividades, organizadas no contra-turno, contemplaram as
    diferentes áreas do conhecimento, realizadas por monitores, oficineiros e
    professores contratados pela Secretaria Municipal de Educação.
    A Escola Integrada deve promover a articulação e participação da
    família no processo formativo para fortalecimento dessa proposta
    educacional na vida e realidade da comunidade e a construção do seu
    projeto político pedagógico deve ser construído por todos os sujeitos
    envolvidos nas práticas de ensino/aprendizado dessa escola.
    A previsão de início da Escola Integrada é o primeiro semestre de
    2023 que nesse interstício de tempo propõem a ofertar as seguintes
    disciplinas e atendimentos:
    Robótica: Que é um projeto educacional cujo o objetivo principal
    utilizar a robótica como ferramenta de ensino e como recurso para
    fomentar a aprendizagem dos conteúdos curriculares com o intuito de
    estimular a criatividade, a experimentação, a criticidade, a matemática,
    a análise sistêmica e a inclusão de tecnologia digital com vistas a
    inovação dos métodos de ensino.
    Artes visuais como formas de expressão criadas pelo ser humano por
    meio do manuseio de diversos tipos de materiais, principalmente telas e
    tintas, instrumentos capazes de materializar imagens e formas, reais ou
    imaginárias, de acordo com a vontade do artista.
    Teatro como prática de ensino voltada para o desenvolvimento da
    linguagem em suas diversas expressões: corporal, a respiração, a fala,
    leitura e outros.
    Dança: Conteúdo curricular que media possibilidades de levar os alunos
    a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da
    emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos,
    movimentos livres.
    Educação Musical: concebida como processo de ensino que possibilita a
    transmissão de cultura e o desenvolvimento das potencialidades dos
    alunos, auxiliando-os no desenvolvimento de novas competências e
    teorias musicais, que possa contribuir para uma nova familiarização
    com esse tipo de ensino, oportunizando aos educandos momentos de
    atividades práticas culturais de suma importância para formação social.
    Sala de Recursos Multifuncionais: Esse espaço fixo e constante na
    Escola Integrada permitirá a realização do Atendimento Educacional
    Especializado (AEE). Nelas, educadoras e educadores com formações
    especializadas atuam como importantes mediadores entre o estudante
    público-alvo da Educação Especial, seus familiares e os professores da
    sala de aula comum e as diferentes formas de conhecimento em um
    espaço lúdico educacional.

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